27 de janeiro de 2022
O que você precisa saber sobre depressão no idoso
O envelhecimento é uma fase do ciclo da vida que, provavelmente, todos passarão por ele um dia. Em razão disso, as pessoas que já alcançaram a longevidade precisam de mais atenção e cuidado, sobretudo quanto aos aspectos relacionados à saúde mental.
Afinal, se não houver cuidados nesta fase da vida, as chances de aparecimento de doenças crônico degenerativas, dependência funcional, perda de mobilidade e autonomia podem aumentar.
Vários outros fatores externos tais como o isolamento social devido à pandemia, o processo de aposentadoria, a perda de pessoas queridas, o abandono da família, podem aumentar as chances de depressão em idosos.
Essa condição é caracterizada por meio da perda da capacidade de sentir prazer em suas atividades, tristeza excessiva em um tempo prolongado, além do surgimento de falta de energia, concentração, alterações no sono, do apetite, entre outros sintomas.
Essas queixas, contudo, podem ser vistas como “frescura” por parte de outras pessoas, o que é um erro que faz com que o idoso se sinta cada vez mais solitário.
Por isso, é importante dar atenção ao idoso, separar momentos para o lazer, incentivar o convívio com outras pessoas como amigos ou grupos de idosos, sempre deixar o idoso realizar as atividades que gosta e ter por perto a orientação de um especialista para fornecer o tratamento mais adequado.
Tem alguma dúvida sobre a depressão em idosos?
Fique ligado no nosso blog para mais assuntos relacionados!