A osteoartrite é a o tipo mais comum de artrite que envolve a articulação como um todo. É caracterizada por alterações na cartilagem articular, no osso subcondral e demais estruturas que envolvem a articulação.
Acomete mais mulheres, idosos e indivíduos com obesidade. Sua causa é desconhecida, mas ela envolve uma combinação de fatores biomecânicos, bioquímicos e genéticos que levam ao desgaste das articulações.
O principal sintoma é dor articular, que tende a piorar com a atividade e melhorar com o repouso e apresenta rigidez matinal que melhora em até 30 minutos do despertar. As articulações mais envolvidas são a das mãos, coluna, joelhos e quadril, podendo ocasionar limitações funcionais conforme o avanço da doença.
A osteoartrite pode ser prevenida com ações práticas no dia a dia:
- Fortaleça seus músculos por meio de atividades físicas regulares (aeróbicos e/ ou resistidos e aquáticos)
- Perca peso se houver sobrepeso ou obesidade
- Alimente se de forma balanceada e rica em nutrientes
- Evite traumas repetitivos em articulações
A nossa geriatra, Dra. Gabriela Bortolon, nos conta que a osteoartrite não tem cura mas existem tratamentos que melhoram a qualidade de vida buscando o adequado controle da dor e da capacidade funcional. Em casos mais avançados como na osteoartrite de quadril e joelhos, podem ser indicados tratamento cirúrgico com a colocação de próteses, mesmo em idosos.