04 de março de 2021
Você olhou para esse título e torceu o nariz? Calma, vamos conversar e entender um pouco mais sobre as medicações antiobesidade.
Um dos grandes desafios do tratamento da obesidade é a estigmatização. Um pré conceito que foi criado em grande parte pelo uso indevido das medicações e pelo não entendimento de que obesidade é sim uma doença, que deve ser tratada com respeito.
Novas medicações vem surgindo ao longo do tempo, trazendo benefícios bem comprovados e seguros. Mas não acredite nos milhões de chás emagrecedores. Os remédios comprovados são aqueles fiscalizados e liberados pela ANVISA.
Lógico que, como todo remédio, há os bons e os maus respondedores. O que funciona para um pode não funcionar para outro. Então devemos individualizar sempre!
As medicações tem um papel importante no tratamento da obesidade, mas lembre: elas são apenas complementares a mudança do estilo de vida - não adianta tomar remédio e não fazer dieta! Além disso, as indicações devem ser precisas e o uso sempre acompanhado.
Alguns dos tratamentos on-label e off-label atualmente liberados:
Sibutramina
Orlistate
Liraglutida
Topiramato
Bupropiona
Semaglutida
Lisdexanfetamina
Tem dúvidas sobre medicamentos? Estamos aqui para te ajudar.